Pesquisar no Google

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

EXPEDIÇÃO CHILE - DIÁRIO DE BORDO 7

EXPEDIÇÃO CHILE – Diário de Bordo 7
(3 de janeiro de 2018 – Concha y Toro, HD e Sky Costanera)

Decidimos dedicar nosso penúltimo dia em Santiago a lugares bem específicos: a vinícola Concha y Toro, a loja da Harley Davidson em Santiago e o edifício Sky Costanera.

Originalmente tínhamos pensado em ir à Concha y Toro de carro; pode-se comprar o ingresso pela internet e agendar a visita com guias em inglês, espanhol ou português. Iríamos pela manhã e almoçaríamos no restaurante da própria vinícola. Mas algumas coisas nos fizeram desistir: o trânsito de uma região com 7.000.000 de habitantes e a situação de que quem estivesse dirigindo não poderia degustar os vinhos. Então utilizamos o serviço da Turistik, que nos pegou e deixou no Apart... em termos de valor parece, a princípio, custar o dobro; mas isso não é real... de carro teríamos o combustível e os riscos da estrada.

CONCHA Y TORO – o parque em que fica a vinícola é belíssimo e o preço dos vinhos é bem convidativo comparado ao praticado no Brasil (aproximadamente 50%). Quem faz a visita recebe uma taça com o nome Concha y Toro gravado para levar junto.Quanto ao passeio e degustação em si achamos fraco. As visitas que fizemos em vinícolas gaúchas e em Mendoza foram muito mais informativas e incluíram acesso a pontos mais importantes das instalações. Na realidade é um tour caro e fraco... vale para quem não conhece ainda uma vinícola, mas para quem já conhece é uma certa decepção... é um esquema bem comercial, diferentemente dos tours em pequenas vinícolas, onde se percebe um envolvimento e uma preocupação maior com os visitantes.

HARLEY DAVIDSON – essa é uma visita que só faz quem é harleyro (kkk...), o que é nosso caso. Descobrimos que o gerente da loja é argentino e morou vários anos em Floripa, onde sua família tem casa. A loja é pequena, mas oferece uma variedade razoável de acessórios, roupas e motocicletas (inclusive o Tri Glide Ultra, que não temos no Brasil). Conversamos com o gerente apenas no final e foi muito atencioso e agradável conosco; mas em relação à vendedora que nos atendeu, estava um pouco sem paciência... não nos sentidos “agradados” como clientes e turistas. Compramos uma camiseta da HD Chile para mim e um cinto feminino para Sandra. Não esperem nada muito além do que normalmente vemos nas lojas brasileiras... e sentimos saudades do atendimento da HD de Floripa. Como nas lojas brasileiras, há um espaço com lugares para sentar, café e água disponível. Os preços são em dólares americanos e no mesmo patamar dos praticados no Brasil.

SKY COSTANERA – é o edifício mais alto da América Latina; seus dois últimos pisos são ocupados por mirantes, sendo o do andar 62 descoberto. Permite uma visão 360 graus da cidade de Santiago... e como é mais alto do que tudo que existe na cidade, é possível mira-la integralmente. Há periodicamente um tour guiado (a guia faz o contorno, os 360 graus, explicando a cidade e seus pontos turísticos e históricos mais importantes. Quem pagar para visitar (é pago, como tudo no Chile, e não é barato) espere para fazer o tour guiado; é muito legal porque proporciona uma compreensão mais adequada da cidade e de sua história e geografia. Foi um dos pontos altos desta visita ao Chile até este momento... não dá para não visitar. Estrategicamente a saída da torre é pelo 5º andar do Shopping Costanera (sua praça de alimentação); a entrada havia sido pelo subterrâneo... dessa forma o visitante terá de descer 5 andares por dentro do Shopping, sendo convidado a gastar... kkkk... Tomamos um café (num dos raros cafés com máquina de espresso legítimo que encontramos até agora) no 1º andar e retornamos para o Apart.


-->
Como estávamos muito cansados descansamos um pouco, afinal a quinta será nosso último dia em Santiago; na sexta cedo partimos para La Serena, iniciando o trajeto para San Pedro de Atacama. Já perto da 22:00 horas descemos e fomos a um restaurante alemão que fica a aproximadamente 200 metros; lá tomamos chope e comemos um tira gosto (uma carne em lascas muito finas grelhadas – que eles chamam de churrasco – e batatas fritas). Depois foi tomar banho e cair na cama... exaustos!

Nenhum comentário: